A era da (des)informação

com Evandro Araújo

ago · 2018

SOBRE O EPISÓDIO

Notícias falsas ou Fake News infelizmente são uma realidade no nosso dia a dia, e não só cidadãos sofrem com seus impactos direta ou indiretamente, pessoas públicas e empresas também vivem com o risco de estarem sob os holofotes e perderem completamente suas imagens.

Para Evandro Araújo, jornalista e convidado do Café Online, as fake news nos acompanham desde que o mundo é mundo, desde a caçada às bruxas a viralização de fotos de um acidente trágico. A questão é que a internet deu voz a todos e proporcionou uma comunicação mais direta, rápida e na maioria das vezes sem questionamentos ou apuração dos fatos.

É papel não só do profissional de jornalismo, mas de todos os profissionais da comunicação, conscientizarem o hábito da checagem e cumprirem seus papéis na sociedade como agentes da cidadania e democracia.

Evandro deixou algumas dicas: antes de compartilhar imagens, vídeos, áudios e links tente descobrir de onde veio a “notícia”, procure em sites dos órgãos de imprensa tradicionais se a referência ao assunto, desconfie de reportagens que não citam fontes de dados nem de entrevistados ou que não tenham citações, as famosas aspas e procure saber a história do veículo ou site que divulga tal notícia, quem está por trás dessa informação?

Enfim, pense, duvide, desconfie, investigue e verifique, você não vai se arrepender e ensine outros a adquirirem esse hábito, compartilhe boa notícia.

Recomendação: Evandro citou casos emblemáticos que surgiram a partir de boatos e ainda deu mais dicas sobre como evitar as fake news.


SOBRE O CONVIDADO

Evandro Araújo, divinopolitano de certidão e coração. Jornalista e radialista há 35 anos, é também um contador de história. Além de Diretor de Comunicação na Prefeitura, é apresentador do Programa Espaço Aberto, na TV Candidés, e tem um canal no YouTube no qual posta vídeos de sobre figuras folclóricas e a história de Divinópolis. Entre os acessórios que guarda com orgulho está a xícara que ganhou de presente quando participou do Café Online para falar da “praga” do fake news.

LEIA NO BLOG - Conteúdo complementar

Mídia Paga – Venda mais com anúncios

Vender nas mídias sociais e não fazer anúncios é desperdiçar um grande potencial para impulsionar os resultados! Neste Café você vai entender porque deve anunciar e ainda ter insights para criar anúncios de alta...

Leia mais >