As virtudes do plano de comunicação
com Denise Coronado
jul · 2018
SOBRE O EPISÓDIO
Para a convidada do sétimo Café Online o plano de comunicação é como uma força direcionada a atingir os objetivos do planejamento estratégico de um empresa seja qual for seu tipo ou tamanho.
A grande pergunta que fica é: toda empresa pode ter um plano de comunicação? Deve, afinal ela precisa se comunicar com o público aquilo que faz, produz e antes de pensar no plano de comunicação em si é fundamental que o planejamento estratégico tenha sido delimitado, pois é a partir dele que a comunicação tira suas bases.
O empreendedor e empresário precisa saber e conhecer o propósito, missão e valores da empresa. A comunicação empresarial é como um grande guarda chuva que irá pensar em estratégias para se comunicar e relacionar com seus diversos públicos.
As áreas de marketing, publicidade, comercial, assessoria de imprensa, relações públicas e gestão de pessoas devem estar interligadas e servir de ponte entre gestão e público externo e interno.
É preciso seguir alguns passos antes de chegar ao plano de comunicação de fato, começando com uma pesquisa de mercado e de concorrentes, depois a identificação dos stakeholders ou públicos com quem a empresa precisa se comunicar, em seguida faz-se um diagnóstico da empresa em que pode ser usada a análise SWOT ou matriz FOFA para conhecer realmente a empresa, e por fim pensar e desenvolver as estratégias de comunicação seguindo as variáveis levantadas nos primeiros passos.
Recomendação: Assista esse Café Online se você quer saber como pensar a comunicação de forma estratégica.
SOBRE O CONVIDADO
Denise Coronado, após concluir o curso de graduação em Matemática Aplicada à Informática, nem pensava em trabalhar durante mais de 20 anos com Comunicação Social, o que a levou a buscar especializações na área. Atualmente é diretora executiva da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID) com coordenação de eventos, assessoria de imprensa e gestão de pessoas. Tem o perfeccionismo como lema e a organização, ética e disciplina como seus princípios.