As virtudes do plano de comunicação

com Denise Coronado

jul · 2018

SOBRE O EPISÓDIO

Para a convidada do sétimo Café Online o plano de comunicação é como uma força direcionada a atingir os objetivos do planejamento estratégico de um empresa seja qual for seu tipo ou tamanho.

A grande pergunta que fica é: toda empresa pode ter um plano de comunicação? Deve, afinal ela precisa se comunicar com o público aquilo que faz, produz e antes de pensar no plano de comunicação em si é fundamental que o planejamento estratégico tenha sido delimitado, pois é a partir dele que a comunicação tira suas bases.

O empreendedor e empresário precisa saber e conhecer o propósito, missão e valores da empresa. A comunicação empresarial é como um grande guarda chuva que irá pensar em estratégias para se comunicar e relacionar com seus diversos públicos.

As áreas de marketing, publicidade, comercial, assessoria de imprensa, relações públicas e gestão de pessoas devem estar interligadas e servir de ponte entre gestão e público externo e interno.

É preciso seguir alguns passos antes de chegar ao plano de comunicação de fato, começando com uma pesquisa de mercado e de concorrentes, depois a identificação dos stakeholders ou públicos com quem a empresa precisa se comunicar, em seguida faz-se um diagnóstico da empresa em que pode ser usada a análise SWOT ou matriz FOFA para conhecer realmente a empresa, e por fim pensar e desenvolver as estratégias de comunicação seguindo as variáveis levantadas nos primeiros passos.

Recomendação: Assista esse Café Online se você quer saber como pensar a comunicação de forma estratégica.


SOBRE O CONVIDADO

Denise Coronado, após concluir o curso de graduação em Matemática Aplicada à Informática, nem pensava em trabalhar durante mais de 20 anos com Comunicação Social, o que a levou a buscar especializações na área. Atualmente é diretora executiva da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID) com coordenação de eventos, assessoria de imprensa e gestão de pessoas. Tem o perfeccionismo como lema e a organização, ética e disciplina como seus princípios.

LEIA NO BLOG - Conteúdo complementar

Negócios Locais – Oportunidades no digital

O volume de buscas no Google cresce a cada dia. Sendo assim, os negócios locais que não estão no digital tendem a perder espaço no mercado. Se adaptar a essa realidade é questão de sobrevivência!

Leia mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *